Plano de Desenvolvimento de Liderança

Você está pronto para o crescimento do seu negócio?

O que é desenvolvimento da liderança?

O desenvolvimento da liderança é o processo de melhoria das habilidades e competências de lideres por meio de várias atividades.

No desenvolvimento da liderança, os funcionários em todos os níveis aprendem as habilidades ​​que os permitem liderar, inspirar e orientar adequadamente suas equipes para o sucesso.

Esse tipo de desenvolvimento é importante para cultivar adequadamente uma cultura de liderança em toda a organização.

O treinamento de desenvolvimento da liderança pode assumir várias formas, tanto no local, como treinamento interno e programas de orientação, quanto fora do local, como seminários, conferências, treinamento online ou programas personalizados.

Para agir com eficácia no desenvolvimento da liderança, uma organização deve criar um plano de desenvolvimento específico para esse fim.

Este plano definirá as ações que devem ser tomadas para que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável e possa atender aos objetivos da organização.

Por que o desenvolvimento de liderança é importante?

1.) Gera melhores resultados de negócios

Incluindo melhor desempenho financeiro e realizações mais consistentes em departamentos guiados por líderes proficientes.

2.) Líderes qualificados são mais ágeis

Uma organização com líderes capacitados pode navegar pelo complexo ambiente de negócios de hoje e resolver problemas de forma rápida e eficaz.

3.) Boa liderança leva à inovação

Uma força de trabalho com líderes eficazes será inspirada a acreditar e trabalhar por uma visão maior.

4.) Líderes qualificados atraem e mantêm funcionários

Uma boa liderança pode inspirar um maior engajamento de sua equipe e reduzir a rotatividade. Um grande líder atrairá novos funcionários talentosos e será capaz de manter os que já possui, o que leva a uma maior satisfação no trabalho.

5.) Melhora o envolvimento dos funcionários

A liderança eficaz que sabe como aumentar o engajamento dentro das equipes usando propósito e reconhecimento tem demonstrado aumentar a lucratividade dentro de uma organização.

6.) Melhora a comunicação dentro e fora da organização

Uma boa comunicação pode fazer ou quebrar uma empresa. Se os líderes de uma empresa priorizam a comunicação eficaz, isso resulta em aumento de produtividade, maior agilidade na execução das tarefas e uma cultura organizacional mais positiva.

7.) Melhora a retenção do cliente

Os clientes serão mais leais quando os líderes forem eficazes no engajamento dos funcionários. Liderar pelo exemplo melhora a experiência do cliente.

8.) Aumenta a lealdade do funcionário

O desenvolvimento da liderança interna inspira lealdade dos funcionários, pois mostra que há oportunidades de crescimento disponíveis para eles. Também é mais barato e requer menos tempo do que encontrar, contratar e treinar líderes de fora.

9.) A estratégia de desenvolvimento de liderança adequada alimenta a estratégia de negócios

Uma estratégia de desenvolvimento de liderança adequadamente desenvolvida é uma ferramenta inestimável para impulsionar e alcançar a estratégia de negócios da organização. Ao dedicar um tempo para entender o que sua organização precisa de seus líderes, você compreenderá melhor a estratégia de negócios que funcionará melhor para sua empresa. Essas duas estratégias andam de mãos dadas, desenvolver uma ajudará a alcançar a outra.

Não importa o setor, cada organização pode se beneficiar com o desenvolvimento de habilidades de liderança dentro de sua organização e priorizando a liderança na cultura da empresa.

Metas de desenvolvimento de liderança

Para que um programa de desenvolvimento de liderança seja eficaz, deve haver metas claras definidas no início do processo. Alguns ou todos os objetivos a seguir podem ser usados ​​como ponto de partida.

  1. Demonstrar responsabilidade pessoal

Um verdadeiro líder é dono de suas ações e das consequências delas, sejam boas ou más.  Eles são capazes de olhar para os resultados de suas decisões e apreciar as lições que o sucesso e o fracasso ensinam. Os funcionários percebem se um gerente nunca assume a responsabilidade por suas ações, ou pior, empurra a responsabilidade por suas falhas para seus subordinados.

  1. Pratique a autodisciplina

Um bom líder considera todas as opções e escolhe aquela que é melhor para a empresa, ao invés de si mesmo. Essa prática envolve abandonar o preconceito e desenvolver integridade.

  1. Desenvolver habilidades de escuta ativa

Às vezes, liderar significa ouvir, em vez de falar. Cada membro de uma equipe tem informações e experiências valiosas que podem compartilhar, e um bom líder dedica tempo para criar um espaço de discussão e ouvir ativamente cada pessoa.

  1. Expanda e diversifique o conhecimento

Os líderes precisam ser bem preparados, com uma ampla gama de habilidades em diferentes áreas de competência. Ao dedicar um tempo ao estudo de áreas que podem estar fora de sua função direta, o líder será mais capaz de lidar com os problemas que surgirem de maneira criativa e ágil.

  1. Foco na gestão do tempo

Um líder não será útil se estiver sempre atrasado nos projetos e não tiver tempo para liderar e desenvolver seus subordinados. Ao focar na gestão adequada do tempo, um líder pode garantir que deu um bom exemplo e está disponível para sua equipe.

  1. Criação de uma cultura de mentoria

Um papel fundamental de um líder é promover a liderança em outras pessoas. Ser capaz de identificar e desenvolver essas habilidades nos membros da equipe é um aspecto importante do trabalho de um líder e é essencial para o desenvolvimento de uma cultura de liderança dentro de uma organização. Isso envolve coaching, dar feedback acionável e prestar atenção em como os membros da equipe estão abordando projetos desafiadores.

  1. Melhorar as práticas de comunicação

Um líder é tão eficaz quanto sua comunicação. Grandes ideias e orientação ativa não irão longe se o estilo de comunicação de um líder os decepcionar. O desenvolvimento de habilidades de comunicação leva tempo e esforço e inclui construir relacionamento com os membros da equipe, entender como e quando usar a persuasão e melhorar as habilidades de gerenciamento de conflitos .

  1. Pratique o pensamento geral

Os líderes não devem pensar pequeno. A solução de problemas e o gerenciamento eficaz da equipe dependem de um líder que possa tomar decisões que beneficiarão a equipe não apenas imediatamente, mas também no futuro. Usar essas metas como ponto de partida ajudará uma organização a identificar o que é importante, quais mudanças precisam ser priorizadas e que tipo de treinamento será mais eficaz no desenvolvimento da liderança que eles gostariam de ver em sua organização.

Modelo de plano de desenvolvimento de liderança

Como melhorar as habilidades de liderança em sua organização? Você deve começar com um plano de desenvolvimento de liderança. Esse plano deve abranger metas que se alinham às necessidades estratégicas de negócios e às necessidades interpessoais ou mais humanas. Deve atender às expectativas dos líderes de todos os níveis dentro da organização, tanto os atuais quanto aqueles que você deseja treinar para futuras posições de liderança. Um exemplo de um bom plano de desenvolvimento de liderança é aquele que seguiu as seguintes etapas:

  1. Defina de que tipo de líderes você precisa

Em primeiro lugar, você precisa entender de que tipo de líder precisa, que conjunto de habilidades são mais essenciais para o seu negócio e que serão valiosas no futuro. Para fazer isso, é melhor dar um passo para trás e revisar seus principais objetivos de negócios; se você não tiver uma lista clara, é hora de fazê-la. Crie uma lista de habilidades que você espera de um bom líder e que se esteja alinhado com o seu negócio. Se você tiver um departamento diferente que exige melhorias na liderança, crie um perfil separado para ele.

Crie uma avaliação de liderança para seus funcionários usando vários métodos, incluindo feedback anônimo, face a face e outros que façam sua organização desenvolver uma ideia clara de onde a liderança está atualmente. Além disso, é importante ter um mapeamento dos funcionários potenciais que demonstrem interesse em funções de gerenciamento e sejam talentosos o suficiente para assumirem funções de liderança.

  1. Alinhe uma visão de carreira de funcionários com suas necessidades de negócios

Converse com os funcionários que participarão desse desenvolvimento de liderança e tente alinhar a visão e a trajetória de carreira deles com suas ideias e caminho de negócios. Ter a mesma direção no desenvolvimento afetará os resultados finais substancialmente.

1.) É importante desenvolver uma cultura de liderança com funcionários engajados que veem na organização o futuro de sua carreira.
2.) As reuniões individuais serão a ferramenta mais benéfica para descobrir qual é a visão de carreira do seu funcionário.
3.) Reserve um tempo para se reunir com todos regularmente para garantir que os dois caminhos estejam de acordo.
4.) Esteja disposto a ouvir as opiniões de cada um deles e entender o que é necessário para o desenvolvimento da liderança e da estratégia de negócios.
5.) Você pode obter informações inesperadas sobre sua organização e muitas ideias para o futuro.

  1. Crie uma lista de metas e habilidades de desenvolvimento de liderança

Conforme discutido acima, as metas de desenvolvimento de liderança são uma parte importante dessa estratégia. Sem metas claras, será difícil entender o que fazer e quão eficaz é o seu plano.

As qualidades e habilidades necessárias para a liderança de sua organização determinarão as metas de desenvolvimento de liderança relevantes.

1.) Essas metas devem ser alcançáveis, mensuráveis ​e devem estar correlacionadas com os principais objetivos de negócios.
2.) Crie uma lista de metas e habilidades necessárias para cada indivíduo ou função.
3.) Classifique sua importância para que as pessoas se concentrem nas metas mais valiosas ou importantes para elas.
4.) Defina um cronograma claro para cada meta, isso motivará as pessoas a agirem.
5.) Seja claro sobre como é o sucesso de cada meta. Quanto mais clara for a lista, mais bem-sucedidos serão os funcionários em alcançar seus objetivos.
6.) Procure em sua organização exemplos de sucesso. É melhor mostrar do que contar.

  1. Identifique quais métodos de desenvolvimento usar e crie um plano de desenvolvimento

Existem muitos métodos diferentes que podem ser usados ​​para o desenvolvimento de liderança:

1.) Programas de mentoria
2.) Treinamento formal
3.) Voluntariado
4.) Forças-tarefa
5.) Grupos de trabalho
6.) Comitês

Algumas empresas desenvolverão esses métodos internamente, enquanto outras contratam uma empresa especializada
nesse tipo de desenvolvimento. A escolha é sua.

Recomendamos a criação de um plano de desenvolvimento de liderança separado para cada função ou indivíduo. Isso o
tornará mais pessoal e orientado para a função e, como resultado, será muito mais envolvente e relevante.

Concentre-se nos métodos que mais se adequam a você, alguns deles são caros, enquanto outros exigem experiência.

Pense no estágio de realização

  1. Meça e analise os resultados do programa

Conforme mencionado, o plano de desenvolvimento deve ser mensurável, caso contrário, será impossível quantificar o seu sucesso.

Usando metas mensuráveis, critérios concretos, feedback dos funcionários e dados, sua organização será capaz de medir o sucesso do programa e fazer ajustes quando necessário.

1.) Defina prazos e analise os resultados com frequência.
2.) Comunique-se com os funcionários, o feedback deles será muito importante.
3.) Volte ao plano e ajuste-o se necessário.

Usando essas etapas, sua organização pode criar um modelo de plano de desenvolvimento de liderança a ser seguido. Ao fazer isso, uma cultura de liderança e desenvolvimento positivo será estabelecida, com resultados benéficos.